
Além do trabalho essencial, que é o controle financeiro, é interessante para um síndico se inteirar sobre a legislação e convenção, assim mantendo um bom funcionamento do edifício.
Com os devidos cuidados, é possível superar o período sem grandes traumas. Uma alternativa que tem sido muito usada é a contratação de síndico profissional. O problema é que em prédios mais antigos, com poucas unidades, geralmente não têm condição de arcar com o valor desse serviço. Alguns contratam contadores para ajudar na administração e pagamentos de contas. O que pode evitar uma das principais causas de processos judiciais a má administração. Outro motivo que gera ações nessa situação são atos ilícitos. É muito importante que o síndico saiba exatamente quais são suas responsabilidades e limites.
Outra coisa muito importante e obrigatória é que o síndico contrate um seguro que cubra toda a edificação, contra os diferentes riscos que possam causar destruição total ou parcial das instalações seguradas. O síndico, de acordo com a mesma lei, responde ativa e passivamente, em juízo ou fora dele, por qualquer inadequação ou insuficiência de seguro constatada. Uma vez que a legislação não especifica que outros eventos devem ser segurados além de incêndio, deixando vaga a definição das coberturas obrigatórias. Portanto é necessário a contratação de um seguro que garanta todos os eventos a que o condomínio esteja efetivamente sujeito. Entre os quais destacamos: raio, danos elétricos, vendaval, impacto de veículos, quebra de vidros, roubo, e os seguros de responsabilidade civil do condomínio, síndico, dos portões e veículos.
Solicite uma cotação de Seguro Condomínio
Veja também nossa parceira: Zap Seguros